Você já se viu em dúvida sobre qual das duas expressões deveria usar? Para começarmos a entender a diferença, vamos pensar no seguinte exemplo:
Marquinhos é um estudante que adora conversar, mas nós sabemos que durante a aula deve-se fazer silêncio para entender a explicação. Marquinhos então é levado à direção e o professor diz para a diretora:
Ao invés de ficar quieto, ele estava falando durante a aula.
Você consegue perceber que aqui estamos apresentando a ideia oposta ao que foi falado anteriormente e é assim que usamos 'ao invés de': com coisas opostas. Bem como 'falar' é o oposto de 'ficar quieto'.
Confira outros exemplos:
* Ao invés de abaixar o volume da televisão, ela aumentou o volume e a mãe dela ficou furiosa.
* Foi pedido que ela colocasse as notas das provas no relatório de forma crescente, mas ao invés disso, ela colocou de forma decrescente.
Bem fácil de lembrar, vamos agora para "em vez de":
Vamos usar em vez de em sentido geral, abrangente. Utilizamos essa expressão substituindo algo ou alguém na frase, no lugar de outra coisa, como você pode ver nos exemplos:
* Em vez de ir com um casaco como a mãe dela mandou, ela foi à escola só com uma camisa. (Perceba que camisa não é oposto de casaco, mas está no lugar dele no fim da frase. Eu poderia ter dito camiseta, regata, etc.)
* A nutricionista recomendou que ela comesse mais frutas no café da manhã, mas em vez disso, ela queria mesmo era comer pão com geleia. (Novamente, pão não é o oposto de frutas. Mas mostra o que ela consumiu no lugar.)
Uma ótima observação a ser feita é que como em vez de é usado em um sentido geral, pode ser usado no lugar de ao invés de, mas o contrário não ocorre: use ao invés de apenas com oposições, bem como certo e errado são opostos e direita e esquerda também.
Que tal criar uns exemplos para praticar nos comentários?
Alisson William Corrêa
Professor de Língua Portuguesa e Literatura